Adjetivos de 1ª classe - exercícios


VOCABULÁRIO

Capillus, i = cabelo

Dominus, i = senhor

Falsus, a, um = falso, postiço

Femina, ae = mulher

Gallina, ae = galinha

Gratus, a, um = grato, agradecido

Indignus, a, um = indigno

Modestus, a, um = modesto

Ovum, i (n.) = ovo

Parvus, a, um = pequeno

Praemium, ii (n.) = prêmio

Puella, ae = moça, menina

9. Traduzir em português

1. Dominus gratus, domini grati (suj.), dominos gratos.

2. Puella modesta, puellarum modestarum, puellis modestis (obj. ind.).

3. Praemium indignum, praemnia indigna (obj. direto).

4. Falsi feminae capilli, falsis feminarum capillis.

5. parvum gallinae ovum (obj. dir.), parvorum gallinarum ovorum.

O agradecido senhor, os agradecidos senhores, os agradecidos senhores.

A modesta moça, das modestas moças, para as modestas moças.

O indigno prêmio, os prêmios indignos.

Os cabelos falsos da mulher, para os cabelos falsos das mulheres.

O ovo pequeno da galinha, dos ovos pequenos das galinhas.

VOCABULÁRIO

Bom = bonus, a, um

Falso = falsus, a, um

Grande = magnus, a, um

Guerra = bella, i (n.).

Mensageiro = nuntius, ii

Meu = meus, a, um

Prêmio = praemium, ii (n.).

Teu = tuus, a, um

Verdadeiro = verus, a, um

10. Traduzir em latim

1. O meu cavalo, dos meus cavalos, para os meus cavalos.

2. Do teu mensageiro, os teus mensageiros (suj.), pelos teus mensageiros.

3. A grande coroa (suj.) da rainha, as grandes coroas (suj.) das rainhas.

4. A verdadeira e falsa guerra, as verdadeiras e falsas guerras.

5. O prêmio do bom aluno, os prêmios dos bons alunos.

Equus meus, equorum meorum, equis meis.

Nuntii tui, nuntii tui, nutiis tuis.

Corona magna reginae, magnae coronae reginae.

Bella vera et falsa, bellae verae et falsae.

Boni alumni praemium, bonorum alumnorum praemia.

2 comentários:

De tudo um pouco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
De tudo um pouco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.