PRONÚNCIA


Este é o link da Universidade de Princeton com vários textos em latim e grego (com áudio): http://www.princeton.edu/~clip

Sugerimos a pronúncia desse site, a reconstituída, que é a utilizada nos meios acadêmicos e em quase todas as escolas em que se ensina latim.

DO ALFABETO

a, b, c, d, e, f, g, h, i, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, x (21 letras). Passou a contar com 23 letras (grafemas) com a introdução de j e v, feita por Pierre de la Ramée, humanista francês, no século XVI.

 PRONÚNCIA RESCONSTITUÍDA (OU RESTAURADA)

Elaborada depois de exaustivos estudos e que tenta reproduzir com exatidão a pronúncia latina da época de Cícero.

1. todas as letras são pronunciadas
2. o c tem som de k
3. o g tem som de /g/ como em gato
4. j soa como i
5. o s tem sempre o som de ss
6. o v soa como u
7. o x soa com ks
8. o y tem som ü
9. z soa com dz
10. O h tem o som próximo de r (levemente aspirado)
11. Em caso de dúvidas vá para o site da Universidade de Princeton. Nos textos com áudio são exploradas todas essas possibilidades.

Outra pronúncias são a Romana (eclesiástica, praticada pela igreja e próxima da italiana) e a Portuguesa, ainda em uso nos tribunais do Brasil e Portugal. Não vamos estudá-las, mas em boas gramáticas de latim o aluno poderá encontrar como elas são.

ACENTUAÇÃO

As palavras latinas não são acentuadas. Mas, para efeito didático, gramáticas e dicionários costumam assinalar a quantidade das sílabas (breves ou longas). Na palavra Cāmpus, o sinal gráfico macro (o tracinho sobre o a) indica-nos que esta sílaba deve ser pronunciada com mais intensidade do que a seguinte.
Autores antigos e livros religiosos costumam usar os mesmos acentos do português para marcar a intensidade da sílaba e escrevem cámpus. Existe também a braquia, sinal gráfico (um c voltado para cima) a indicar uma sílaba breve (a longa é a anterior). Assim, agricŏla, a sílaba loga será gri, ou agrícola. Não existe palavra latina acentuada (sílaba longa) na última sílaba, geralmente o acento vem na penúltima ou antepenúltima.